5 MINI MEDITAÇÕES QUE VOCÊ PODE FAZER EM 1 MINUTO

Como professora de meditação, eu ouço várias desculpas sobre o porquê as pessoas não podem meditar. “Eu não tenho tempo!”, ou “Eu não consigo ficar sentado imóvel”, são algumas delas.

Razões como essas me inspiraram a ensinar mini meditações que só levam um minuto. Para meditar regularmente, você nem sempre têm de se comprometer com uma prática que toma muito tempo de sua vida. Se você se concentrar na sua respiração por apenas 60 segundos, já implementou com sucesso a meditação em seu dia.

Nossa atenção é muitas vezes dividida em inúmeras responsabilidades como trabalho, família e amigos. Mas esses momentos conscientes podem oferecer alívio, ajudando a combater o estresse e trazendo uma maior sensação de calma em nosso dia.

Eu sugiro praticar estas mini meditações:

  • Quando estiver parado em um semáforo
  • Quando estiver na fila do supermercado
  • Quando estiver esperando para pegar seus filhos
  • Antes de se sentar para comer uma refeição
  • No banho
  • No trabalho antes ou depois de uma reunião estressante
  • Antes de ir para a cama
  • Ou quando você sentir que precisa ter um momento de descanso

Enquanto você começa a solidificar esses novos hábitos de trazer mais atenção para o seu dia, talvez você precise de um lembrete pequeno. Coloque uma nota ao lado de seu computador que diz “respirar” e sempre que você olhar para ela, use uma das cinco técnicas seguintes. Uma vez que você se acostumar com esses exercícios, eles eventualmente se tornarão uma parte mais natural da sua rotina diária.

Aqui estão cinco mini meditações que você pode fazer em um minuto:

1. Combine suas inspirações e expirações

Tome uma respiração confortável e conte quanto tempo você leva para fazê-la. A maioria das pessoas chega a contagem de 3 a 5 segundos. Tenha em mente que o número não é importante, desde que seja confortável para você. Seja qual for o número que você alcançou em sua inspiração, use-o na expiração. Repita durante um minuto, use um temporizador para que você possa se concentrar no exercício.


2. Conte suas respirações

Ao inspirar, silenciosamente pense 1, expire 2, inspire 3, expire 4 … Todo o caminho até 10. Repita três vezes.


3. Faça uma breve pesquisa de corpo

Preste atenção em diferentes partes do seu corpo, começando com a parte superior de sua cabeça e indo até seus dedos do pé. Enquanto você percebe cada parte do seu corpo, foque sua atenção nela e relaxe conscientemente essa. Em um minuto você deve ser capaz de fazer o seu couro cabeludo, olhos, bochechas, boca, maxilar, pescoço, ombros, peito, braços, barriga e pernas.


4. Tente a respiração “Sweet 16″

Inspire durante uma contagem silenciosa de quatro segundos, segure o ar por quatro segundos, expire por mais quatro segundos, exale por mais quatro segundos. Repita três vezes.


5. Pratique a respiração da barriga

Faça uma inspiração longa e finja que você está soprando um balão no estômago. Sinta sua barriga em expansão enquanto você respira. Você pode colocar uma mão em sua barriga para sentir melhor. Segure por um momento e expire lentamente todo o ar para fora. Repita durante um minuto, use um temporizador se precisar.

Como você pode ver, a qualquer momento pode ser feita uma meditação. Ao expirar, pense em liberar o que não te serve mais. Aproveite a oportunidade para exalar todo o estresse e ansiedade que possa estar sentindo.

Com cada novo fôlego vem uma nova oportunidade de escolher, então eu o encorajo a fazer mais do mesmo.

Fonte: Mid Body Green