Como prevenir engasgos

As mortes por obstrução mecânica das vias aéreas ocorrem mais frequentemente no primeiro ano de vida, são mais comuns em meninos e alimentos ou objetos pequenos, em proporções muito parecidas, podem ser responsáveis por estes acidentes.

Os sintomas podem ser mínimos, especialmente no caso de pequenos corpos estranhos e cerca de metade dos episódios sequer é testemunhada.

Estrangulamento pode ocorrer de forma não intencional na população pediátrica, resultando de uma roupa ou cordão ou colar, localizado no pescoço da criança, ficar preso em algum objeto ou móvel. Asfixia pode ocorrer em locais inseguros, como berços com espaço inadequado entre as suas barras, contendo protetores com babados, travesseiros, fraldas, lençóis e cobertores soltos. Sufocação pode ocorrer em crianças que tem acesso a sacos plásticos, principalmente aqueles utilizados para acondicionar lixo.

Prevenindo obstrução mecânica de vias aéreas – orientações:

  • Alimentos e objetos pequenos devem ficar longe do alcance de crianças de até 4 anos de idade.
  • A criança deve ser alimentada sentada no cadeirão ou a mesa, não ficar andando, correndo ou brincando durante as refeições, com comida na boca.
  • O alimento que será administrado à criança pequena deve ser cortado cuidadosamente em pedaços pequenos.
  • A criança deve ser orientada a mastigar bem os alimentos.
  • As refeições das crianças pequenas devem ser supervisionadas, crianças maiores muitas vezes oferecem alimentos perigosos para os irmãos menores.
  • Ensinar a família a não ter em casa brinquedos com partes pequenas, que podem se destacar.
  • Ressaltar o perigo de cordões, fraldas ou colares colocados ao redor do pescoço da criança.

 

Fonte: Departamento Científico de Segurança da SPSP