Como proteger as crianças de acidentes domésticos?

No parquinho, no shopping, na praia, na casa dos avós ou amigos, os pais ficam sempre de olho nos filhos pequenos para evitar que caiam ou batam em algum móvel e se machuquem, não é mesmo? Mas é dentro de casa, onde nos sentimos tão confiáveis muitas vezes, que acontecem a maioria dos acidentes domésticos com as crianças.

Como evitar que seu pequeno se machuque em cada cantinho de casa. Confira:

 

 

Na sala

Aparelhos eletrônicos

Tv’s, DVD’s, videocassete – todos os aparelhos preferencialmente têm que estar fixos ao móvel ou à parede. Os televisores do tipo LED, por exemplo, são muitos leves e podem ser facilmente empurrados. A fiação dos eletrônicos também deve estar devidamente presa. Cuidado especial também para controles remotos. Fiquem atentos às pilhas! O ideal é que este item seja mantido fora do alcance dos filhos.

Tomadas

Os protetores de tomada são simples, com preços acessíveis e encontrados facilmente em comércios. Apesar de os pequenos conseguirem retirá-los com a unha, essa precaução diminui os riscos de queimaduras e choques.

Cortinas

A melhor cortina para quem tem crianças em casa é a cortina horizontal, de forma que ela não chegue à altura das crianças. Evite também cortinas com puxadores.

 

Banheiro

Vaso sanitário

Acredite, crianças de até 3 anos podem se afogar em vasos sanitários com apenas 5cm a 7cm de água. Além disso, para elas é tentadora a ideia de subir nos vasos para alcançar objetos que estão fora de seu alcance. Vale fiscalizar esse momento!

Piso

A melhor opção é o azulejo, de fácil higienização e menor risco de escorregamento.

Tapetes de banho

Os tapetes de plástico com ventosas, que fixam-se ao chão são os mais seguros. Podem ser usados também tapetes com tecidos. Aposte nas fitas antiderrapantes.

 

Cozinha

Fogão

Evite ao máximo utilizar as bocas da frente. Com relação às panelas, deixe o cabo sempre para dentro. O ideal é manter os pequenos fora da cozinha, mas caso seu filho esteja presente o mantenha longe do forno. As queimaduras são as maiores causas de acidentes domésticos com crianças.

Botijão de gás

Mantenha este item longe de tomadas para evitar explosões e dos ralos para que não haja contaminação da água quando há vazamentos. Outro cuidado essencial é abrir a válvula do botijão somente quando vai cozinhar.

Pia

Guarde os eletrodomésticos nos armários altos ou com travas. Aparelhos em cima da pia podem ser puxados pelas crianças e os fios podem despertar a curiosidade e causar acidentes fatais, como enforcamento.

Escorredor de louças

O ideal é escorrer a louça enquanto se está higienizando. Assim que terminar guarde os artigos no armário.

 

Fonte: chris flores.net