Cuidados com a pele: Crianças e Adolescentes

Orientações para todas as idades:

Banho: Recomenda-se banhos diários com sabonete suave e água morna, em torno de 36 ou 37°C. O banho deve ser breve, sem exceder 15 minutos, e apos este, deve-se retirar o excesso de água com a toalha, secando bem os pés e as juntas, para prevenir infecções fúngicas. Além disso, deve-se evitar deixar essas regiões úmidas, como permanecer com trajes de banho ou tênis molhados.

Sol: Para todas as faixas etárias a exposição ao sol é necessária, pois ajuda o organismo a fixar o cálcio nos ossos. Porém, deve ser feita antes das 10 horas da manhã e depois das 4 horas da tarde, evitando uma exposição ao sol por períodos prolongados e fora desses horários. Deve-se utilizar filtro solar com proteção maior que 30 e usar roupas protetoras como bonés, camisetas e calças. Se houver transpiração excessiva, ou contato com a água, repassar o protetor quantas vezes for necessário. A proteção contra o sol é de extrema importância, pois previne contra o câncer de pele e envelhecimento precoce da pele.

 

Bebês e Crianças

Fralda: É necessário um cuidado especial com as fraldas. Estas devem ser trocadas frequentemente, pois a umidade e as fezes são muito irritantes e ácidas para a pele do bebê. Deve-se evitar o uso de lenços perfumados, com ou álcool, e em seu lugar pode ser utilizado um algodão úmido a cada trocada de fralda, secando suavemente e finalizando uma pomada para assadura.

Roupas: Deve-se evitar o excesso de roupas, principalmente de tecidos como a lã, lycra ou nylon, pois os bebês transpiram muito, e isso favorece o surgimento de brotoejas e alergias.

Adolescente

Higiene pessoal: É nessa fase que se inicia o desenvolvimento das características sexuais secundárias, e a pele reflete essas alterações hormonais, aumentando suas secreções e seus odores, o que torna necessária a adoção de melhores medidas de higiene pessoal.

Acne: O rosto e o tronco merecem uma atenção especial, pois são locais onde são produzidas mais gordura, e com isso tendem a desenvolver acne. Deve-se lavar o rosto no áximo 2 vezes ao dia, pois um numero maior de lavagens contribui para o aumento dos cravos e espinhas. Os adolescentes não devem se automedicar, principalmente com os produtos comerciais sem respaldo científico.