O BANHO NO CHUVEIRO E A ESCOVAÇÃO DENTÁRIA, QUANDO COMEÇAR?

 

O BANHO NO CHUVEIRO ESTÁ LIBERADO QUANDO A CRIANÇA JÁ FICA EM PÉ, BEM FIRME.       

  A ESCOVAÇÃO PODE SER FEITA DESDE OS PRIMEIROS DENTES.

 

        

 

Higiene Diária:

Quando os primeiros dentinhos de leite começam a apontar na gengiva é hora de substituir o paninho úmido por uma escova de dentes infantil. Os pais ainda são os maiores responsáveis pela limpeza bucal dos pequenos, mas a partir dos 4 anos, eles já podem apenas supervisionar a utilização da escova pelos filhos. A pasta, com flúor, deve ser recomendada pelo pediatra ou pelo dentista.

Uma alimentação saudável, que não inclua muitos alimentos ricos em açucares, ajuda a manter a saúde da boca.

Levar as crianças ao dentista, mesmo que tudo pareça muito bem, é uma forma interessante de familiarizá-la com o local, com os aparelhos e com a famigerada "cadeira". As unhas dos pequenos devem ser mantidas curtas e limpas. "A criança pode por ex. Ser picada por um inseto, coçar, se machucar e ainda espalhar  uma infecção  de um lugar para outro".

O banho no chuveiro está liberado apenas quando a criança já consegue ficar em pé bem firme. Em geral, entre um 1 ano e meio e 2. Mesmo assim os pais sempre devem estar junto. Embora seja importante verificar a temperatura da água e evitar afogamentos, 80% dos acidentes que ocorrem no banheiro estão associados a quedas, tropeços e escorregões.

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa do Nationwide Children's Hospital dos EUA, diz que cerca de 43mil crianças por ano vão parar no hospital em virtude desse tipo de acidentes. Existem vários produtos de higiene para o publico infantil com embalagens coloridas que torna o banho uma diversão e não uma obrigação. Além disso, muitos deles não irritam os olhos ou ressecam a pele.

As pomadas contra assaduras devem ser usadas caso uma irritação apareça em decorrência do desfralde e de uma possível sujeirinha que escapará a limpeza dos pais.Nas meninas, o cuidado é para que elas, na ância de se limparem sozinhas , não levem vezes para a vagina. E ainda sobre este assunto o controle da evacuação e micção se dá em torno dos 2 anos de idade, não sendo isso uma regra. No inicio, tire as fraldas só de dia e não repreenda se acidentes acontecerem.

Fonte:  Guia Cuidados com o bebê - RSVP - Caras