Refeição Multicolorida: Benefícios

    Aprenda a se alimentar bem variando as cores dos alimentos.
Quer uma alimentação balanceada sem precisar decorar a função de cada alimento? Aposto nas cores!  Quanto mais colorido for o prato, mais nutrientes são ingeridos.

"Os pigmentos dos vegetais e das frutas protegem células contra a ação dos radicais livres, fortalecem a defesa, previnem as doenças cardiovasculares e favorecem a flora intestinal", afirma Durval Ribas Filho, médico nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia - ABRAN.

Não é regra mas segundo Ribas, cada cor é responsável por uma função diferente. Veja o que essas seis cores podem fazer em sua saúde  e confira alguns exemplos de onde encontrá-las.

Refeições pálidas e monocromáticas? Nunca mais!

 

Branco: Fortalecimento

Banana, batata, couve-flor, feijão branco, leite.

Fontes de potássio e de cálcio, contribuem para a manutenção dos ossos, favorecem a regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso. 

 

Vermelho: Energia

Pimentão vermelho, tomate, morango, melancia, goiaba

São indicados contra depressão, cansaço ou falta de desejo sexual. O vermelho, proveniente de licopeno, aparece associado a vitamina C, formado dupla com o efeito antioxidante que, entre vários benefícios, previne o câncer e colabora para combater o estresse.

 

Amarelo ou laranja: Defesa

Mamão, cenoura, laranja, milho, abóbora

Ricos em betacaroteno, fundamental para manutenção dos tecidos e dos cabelos, participam da ação do colágeno e têm função antioxidante contra os radicais livres. Também beneficiam a visão e fortalece o sistema de defesa. Alguns desses alimentos também previnem o câncer de mama. 

 

 

Verde: limpeza

Abacate, abobrinha, alface, quiabo, repolho, brócolis, kiwi

Nesse pigmentos responsável é a clorofila, considerada importante energético celular. Desintoxica as células, inibe os radicais livres, protege cabelo e pele. Impede ainda que o organismo absorva substancias químicas. 

 

Marrom: reguladordo intestino

Soja, aveia, arroz integral, trigo, lentilha, nozes

Ricos em fibras, favorecem o bom funcionamento do intestino, prevenido a prisão de ventre. Também têm efeito antioxidante, vasodilatador e combatem ansiedade e depressão. 

 

Preto ou roxo: rejuvenescimento

Ameixa, uva, jabuticaba, beterraba, repolho -roxo, alcachofra

Contêm antociacianina, pigmento ligado á vitamina B1. Alimentos dessa cor retardam o envelhecimento e neutralizam as substâncias cancerígenas, antes que elas alterem o código genético. Auxiliam ainda o sistema nervoso, pois favorecem a circulação e protege o coração.

 

Fonte: Revista Viva