Teste do Pezinho

Um cuidado que não pode faltar para o seu filho cresça saudável e feliz. Este gesto de carinho é a maneira mais segura de se verificar se o recém-nascido apresenta algum problema metabólico que possa interferir em seu pleno desenvolvimento. O TESTE DO PEZINHO é capaz de identificar, com rapidez e eficiência, 31 (trinta e uma) doenças comuns e de nomes estranhos, como nos exemplos abaixo que poderão causar lesões irreversíveis, principalmente o retardo mental, se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente.

 

 

Fenilcetonúria: distúrbios genético no qual um dos aminoácidos presentes no leite ameaça a saúde do bebê, causando retardo mental grave.

 

 

Galactosemia: A galactose presente no leite causas nas crianças com galactosemia, um quadro marcado por catarata, convulsões e diarreia.

 

 

Hipotireoidismo Congênito: A falta dos hormônios produzidos na glândula tireóide causa deficiência mental e retardo de crescimento.

 

 

 

Hiperplasia adrenal: Distúrbio no metabolismo que pode levar a desidratação aguda e, na menina, a masculinização dos órgãos genitais.

 

 

Fibrose Cística: Doença genética que causa problemas respiratórios e gastrointestinais crônicos.

 

Deficiência de Biotinidase: A carência da biotina pode levar a convulsões, falta de equilíbrio, hipotonia, lesões de pele, perda de audição, retardo no desenvolvimento e acidose metabólica.

 

 

Toxoplasmose Congênita: Infecção adquirida pela gestante que, se transmitida ao feto, pode causar microcefalia, lesões oculares, entre outros problemas.

 

Anemia Falciforme: As hemoglobinopatias são doenças causadas por arnomalidades na estrutura molecular ou na produção da hemoglobina. Crianças com hemoglobina S anormal são altamente suscetíveis á anemia e infecções.

 

 

G6PD: A deficiência de Glicose-6-Fosfato Desidrogenase é a enzimopatia mais comum no mundo. Os pacientes com deficiência de G6PD podem apresentar grave icterícia neonatal (“Amarelão”) ou anemia hemolítica (ruptura dos glóbulos vermelhos).

 

 

AIDS: A sindrome da Imunodeficiência Adquirida pelo ser transmitida ao feto pela mãe contaminada pelo vírus HIV.

 

 

MCAD: É uma doença genética potencialmente fatal que pode provocar o quadro de síndrome da morte súbita.