Em escolas da Dinamarca, empatia é matéria curricular

O sistema educacional da Dinamarca inclui aulas obrigatórias que ensinam empatia a seus alunos desde 1993. Tendo relação com isto ou não, há sete anos o país escandinavo permanece na lista dos três países mais felizes do mundo de acordo com relatório da ONU.

O sistema educacional da Dinamarca inclui aulas obrigatórias que ensinam empatia a seus alunos desde 1993.

Uma hora do dia é alocada a cada semana para o ” Klassens tic ”, no qual estudantes de 6 a 16 anos recebem aulas de empatia. Bem, eles acreditam que aprender a ter e praticar empatia os ajudará a construir relacionamentos, evitar o assédio moral e obter sucesso.

Durante esse período, os alunos conversam sobre seus problemas. Eles podem ser problemas pessoais ou problemas com qualquer coisa relacionada à escola. O restante da turma, juntamente com o professor, discutirá maneiras de como resolver o problema. O professor ajuda os alunos, ensinando-lhes sobre a verdadeira compreensão e sobre acolhimento.

Durante a aula de Klassens, esta é a oportunidade de o aluno de ser ouvido, de receber o incentivo de outros através da escuta. No processo, eles também aprendem a importância do respeito mútuo.

De acordo com o estudo de Sandahl e Alexander, existem duas maneiras pelas quais os dinamarqueses ensinam empatia.

Primeiro, eles ensinam através do trabalho em equipe. E 60% das tarefas realizadas na escola já cumprem essa função. Em vez de se concentrar em estimular o aluno a ser o melhor entre os colegas, o currículo dinamarquês se concentra no desenvolvimento e aprimoramento das habilidades e talentos, e também no desenvolvimento de outros estudantes que não têm o mesmo talento.

Nas escolas dinamarquesas, não há troféus ou prêmios. Em vez disso, eles se concentram na “cultura da motivação para melhorar, do aluno para com ele mesmo”.

É a isso que os autores se referem quando consideram que a educação é o segredo da felicidade. Quando falam sobre educação, referem – se a uma sociedade humana e coesa, com sistemas estabelecidos para apoiar a todos.

Fonte: Psicologias do Brasil, com informações de Nation.

valor. cuidados de qualidade. conveniência.

Endereços:

  • Alameda Rio Negro 1084 Sala M10

       Barueri - SP
       CEP: 06454000 (consultório)

  • Av. Juruá 706

       Barueri - SP

       Unidade Einstein Alphaville

Contatos: 

  • (11) 98241-9516 (consultório) 

  • (11) 98241-9516 (Celular e WhatsApp)

  • (11) 2151-6633 (Einstein Alphaville)

Rede Wi-Fi conectividade em todos os ambientes. 

 Ambas as unidades disponibilizam de estacionamento para o conforto e segurança dos pacientes. 

Resp. Téc. Dra. Monica Picchi - CRM 68958

© 2013 Todos os direitos reservados. Imagens ilustrativas.