Higiene oral na primeira infância

Para que seu filho tenha uma boca saudável, são necessários cuidados orais profissionais e caseiros. Os cuidados caseiros incluem bons hábitos alimentares e de higiene oral.

A cárie dentária é uma doença causada basicamente por uma dieta de exposição frequente a açúcares. As bactérias acumuladas sobre a superfície dos dentes utilizam esse açúcar para produzir ácidos que levam à perda mineral do esmalte do dente. Portanto, para evitar a cárie dentaria duas ações são fundamentais: higiene bucal adequada e controle do consumo de alimentos contendo açúcares. Durante este Momeno Saúde serão descritos esses cuidados. Boa leitura.

1. Higiene oral

Com a chegada dos pequenos, inúmeros questionamentos rodeiam as mentes dos pais e mães, entre eles, quando e como se deve higienizar a cavidade bucal. Para facilitar a compreensão, é necessário estabelecer uma ordem cronológica. Assim como a introdução alimentar, a higiene bucal vai se modificando de acordo com o crescimento da criança.

Antes do aparecimento dos primeiros dentes, não há necessidade de realizar a higiene bucal. A higiene se inicia com a erupção do primeiro dente. A superfície dentaria é o ambiente ideal para a proliferação de bactérias que causam a doença cárie, portanto a higiene é essencial para evitar a sua instalação. Deve-se utilizar escova de cerdas macias e cabeça pequena com pasta de dente contendo acima de 1000 ppm de flúor, duas vezes por dia. A quantidade de creme dental vai depender da idade da criança. O fio dental também faz parte da higiene bucal nesse momento. Esses dois itens serão descritos separadamente.

A responsabilidade da higiene bucal é dos pais, uma vez que a criança não apresenta, na primeira infância, coordenação motora para realizá-la de maneira eficiente. Contudo, para criar o hábito, pode-se permitir que a criança use a escova, sempre na supervisão de um adulto. Estabelecer uma rotina de cuidados com a saúde oral desde tenra idade facilita a manutenção desses cuidados até a vida adulta.

Fonte: Trabalho de Saúde Oral da SPSP.

valor. cuidados de qualidade. conveniência.

Endereços:

  • Alameda Rio Negro 1084 Sala M10

       Barueri - SP
       CEP: 06454000 (consultório)

                                                                                      Rede Wi-Fi conectividade em                           todos os ambientes. 

  • Av. Juruá 706

       Barueri - SP

       Unidade Einstein Alphaville

Contatos: 

  • (11) 4208-2048 (consultório) 

  • (11) 98241-9516 (Celular e WhatsApp)

  • (11) 2151-6633 (Einstein Alphaville)

 Ambas as unidades disponibilizam de estacionamento para o conforto e segurança dos pacientes. 

© 2013 Todos os direitos reservados. Imagens ilustrativas.