Novo estudo: quanto mais você abraça seus filhos, mais seus cérebros se desenvolvem

Para emprestar uma frase: o amor funciona de maneiras misteriosas. Nascemos para amar e, como se vê, amor e afeição são necessários tanto para o desenvolvimento emocional e físico positivo quanto para o ideal. E para ser honesto, nada parece melhor do que dar ao seu amado um abraço caloroso - ou estar no lado receptor.

 

 

 

Papel da ocitocina

A oxitocina é um hormônio e neurotransmissor que o hipotálamo produz e a glândula pituitária secreta. Os cientistas identificaram e observaram pela primeira vez em 1906.

A ocitocina é essencial no processo de parto em mamíferos, estimulando as contrações uterinas e a lactação. Estudos posteriores consideraram seu papel muito mais profundo e abrangente que afeta a interação social e o vínculo entre as pessoas. Os cientistas chamam de "o hormônio do amor".

Como Psychology Today explica “… Como um facilitador do vínculo entre aqueles que compartilham características semelhantes, o hormônio promove distinções entre membros internos e externos, e põe em movimento o favoritismo em relação aos membros do grupo e o  preconceito  contra aqueles em grupos externos. . Pesquisas em andamento sobre o hormônio são um poderoso lembrete da complexidade dos sistemas biológicos e psicológicos. ”

Este hormônio especial está presente em ambos os sexos, estimulando todos os aspectos do processo reprodutivo, começando pela confiança e excitação sexual.

A ocitocina estimula os centros de prazer e recompensa e é a base neurológica para a ligação social, especialmente com as pessoas mais próximas a você.

O cérebro nos recompensa por viver com os outros.

A ocitocina aumenta os sentimentos de confiança, que são intrínsecos a todos os relacionamentos pessoais próximos. 

Os seres humanos são animais sociais

Alguns animais são solitários, mas os humanos não são. Inclusão social e interação são necessárias para nossa sobrevivência. Isso fica evidente quando nos tornamos socialmente isolados, começando com a depressão e, muitas vezes, culminando na doença .

Os mecanismos neurobiológicos do amor e do apego são um círculo maravilhoso: nos apaixonamos, temos um bebê, criamos o filho com amor e carinho, e a criança continua o processo.

A atração e ligação entre nós são as manifestações fisiológicas e emocionais de nossa necessidade de nos reproduzir para perpetuar a espécie.

Além disso, a ocitocina é essencial para o desenvolvimento cerebral embrionário. 

Mais especificamente, desempenha um papel na formação de vasos sanguíneos na glândula pituitária, que controla vários processos fisiológicos, como estresse, crescimento e reprodução.

Fonte: Daily Health Post Editorial

valor. cuidados de qualidade. conveniência.

Endereços:

  • Alameda Rio Negro 1084 Sala M10

       Barueri - SP
       CEP: 06454000 (consultório)

  • Av. Juruá 706

       Barueri - SP

       Unidade Einstein Alphaville

Contatos: 

  • (11) 4208-2048 (consultório) 

  • (11) 98241-9516 (Celular e WhatsApp)

  • (11) 2151-6633 (Einstein Alphaville)

 Ambas as unidades disponibilizam de estacionamento para o conforto e segurança dos pacientes. 

© 2013 Todos os direitos reservados. Imagens ilustrativas.

Resp. Téc. Dra. Monica Picchi - CRM 68958

Rede Wi-Fi conectividade em todos os ambientes.