O Ovo é um aliado ou vilão?

Quando falamos em ovo sempre há uma polêmica: o ovo faz bem ou faz mal? O ovo é considerado o segundo alimento mais completo de todos, perdendo apenas para o leite materno no quesito de nutrientes, porque ele é rico em aminoácidos, cálcio, sódio, iodo, selênio, colina e vitaminas (A, B, D e E), trazendo inúmeros benefícios à saúde.

Entretanto, muita gente também conhece a famosa associação do ovo com o colesterol, o que conferiu ao alimento um verdadeiro status de vilão da nossa alimentação.

 

  • Benefícios do ovo

Além de sua composição natural com diversos nutrientes essenciais, o ovo pode favorecer muitos aspectos de nosso desenvolvimento físico e mental, podendo nos ajudar a ganhar músculos e perder gordura.

O ovo pode ser consumido de várias maneiras, e é fácil de ser preparado. Vejam alguns benefícios de se ingerir ovos:

 

  •  Emagrecimento

Os ovos são ricos em albumina, uma proteína de digestão lenta. Isso faz com que a pessoa se sinta satisfeita de forma mais rápida e sacie a fome com poucas calorias. Além disso, ele também promove a formação da musculatura magra e diminui a gordura no corpo.

• Bem-estar
Um dos maiores benefícios do consumo de ovos é a sensação de bem-estar, porque o alimento possui o triptofano, matéria-prima da serotonina. Essa substância é conhecida como o hormônio da felicidade, estando ligado ao prazer e realização pessoal.

• Desenvolvimento das crianças
O ovo é uma alternativa econômica e altamente nutritiva. Por isso, quando faz parte da alimentação das crianças, ele estimula o crescimento e evita a desnutrição.

• Melhora da visão
A presença de carotenóides no ovo também traz muitos benefícios para nossa visão. Isso porque essas substâncias têm efeito antioxidante e protegem os olhos dos efeitos da luz ultravioleta.

E quanto ao colesterol?
Mesmo com tantos benefícios, o ovo foi acusado de ser um vilão do nosso colesterol. Mas esse fato foi contestado por muitos especialistas e pesquisas científicas.

 

O ovo não afeta realmente o colesterol se for ingerido até 5 vezes por semana - cozido, de preferência. Na verdade, o alimento só têm impacto no colesterol nos casos em que o paciente sofre de hipercolesterolemia genética.

Um ovo tem o valor médio de 178 miligramas de colesterol por unidade, uma quantidade considerada razoável. Em contrapartida, a gordura trans e o excesso de carboidratos são os maiores responsáveis por aumentarem o LDL, conhecido como colesterol ruim, ao longo tempo.

Salmonela no ovo
O maior risco no consumo de ovos esta relacionado a contaminação com a bactéria salmonela, que causa uma séria infecção intestinal.

Portanto, não é recomendado o consumo de ovo com gema mole (crua) - especialmente no caso de ovos sem procedência conhecida. O cozimento da gema é capaz de matar a bactéria e acabar com qualquer perigo à nossa saúde.

Como qualquer alimento, o ovo também exige alguns cuidados no manuseio e armazenamento para não oferecer nenhum risco ao ser humano. Por isso, é importante comprar ovos de origem confiável e garantir que o alimento esteja fresco na hora do consumo.

Fonte: Site Minha Vida

valor. cuidados de qualidade. conveniência.

Endereços:

  • Alameda Rio Negro 1084 Sala M10

       Barueri - SP
       CEP: 06454000 (consultório)

  • Av. Juruá 706

       Barueri - SP

       Unidade Einstein Alphaville

Contatos: 

  • (11) 4208-2048 (consultório) 

  • (11) 98241-9516 (Celular e WhatsApp)

  • (11) 2151-6633 (Einstein Alphaville)

 Ambas as unidades disponibilizam de estacionamento para o conforto e segurança dos pacientes. 

© 2013 Todos os direitos reservados. Imagens ilustrativas.

Resp. Téc. Dra. Monica Picchi - CRM 68958

Rede Wi-Fi conectividade em todos os ambientes.