Sono do bebê – a importância de criar uma rotina

A partir dos três meses é importante adotar rotinas que ajudem o bebê a saber quando é hora de dormir, estabelecendo um ritmo circadiano. A repetição prepara a criança emocionalmente para cada momento do dia e gradualmente ajuda a estabilizar o ritmo de sono.

Num determinado horário comece a desacelerar. Evite brincadeiras agitadas ou passeios noturnos. Um banho, uma mamada e, antes que pegue no sono, coloque-o no aconchego de seu berço em um quarto escuro e silencioso. Num ambiente propício, o bebê aprende a adormecer sozinho e o fará também nos breves despertares entre os ciclos do sono. É uma forma de dizer a ele que é bom dormir e que seu berço é o melhor lugar. O bebê aprende mais fácil quando há consistência e convicção nos pais.

A rotina gera segurança e prepara a criança emocionalmente para a hora de dormir, tonando-se algo prazeroso

Para isso, é importante que dormir seja, para os pais, um prazer e não o último recurso de um corpo exaurido. Dormir somente com o barulho da TV ou trabalhar no computador até a exaustão são exemplos de um conflito com o sono.

 

Casais insones tendem a repetir o padrão de aceleração e vícios ao bebê sem que percebam. A insônia dos pais certamente camufla angústias e medos que nem se deram conta. Mas, por sua extrema sensibilidade, o bebê pode captá-los e trazê-los à tona quando não consegue dormir.

Para algumas pessoas, dormir pode evocar um sentimento de morte. São medos inconscientes, mas que podem se revelar nos cuidados com um bebê. Sem saber, os pais comunicam ao bebê que não estão tranquilos enquanto ele dorme e então ele passa a não dormir. É uma situação paradoxal – o psiquismo pode ser contraditório.

Para administrar essas situações é importante pensar no que está tirando o sono dos pais, e do bebê por extensão. Conversar com o pediatra ou mesmo com um psicólogo pode ajudar a reconhecer essas sutilezas.

Fonte: Departamento de Saúde Mental da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

valor. cuidados de qualidade. conveniência.

Endereços:

  • Alameda Rio Negro 1084 Sala M10

       Barueri - São Paulo - Brasil 
       CEP: 06454000 (consultório)

  • Av. Juruá 706

       Barueri - São Paulo - Brasil

       Unidade Einstein Alphaville

Contatos: 

  • (11) 98241-9516 (consultório) 

  • (11) 98241-9516 (Celular e WhatsApp)

  • (11) 2151-6633 (Einstein Alphaville)

Rede Wi-Fi conectividade em todos os ambientes. 

 Ambas as unidades disponibilizam de estacionamento para o conforto e segurança dos pacientes. 

Resp. Téc. Dra. Monica Picchi - CRM 68958

© 2021 Todos os direitos reservados. Imagens ilustrativas.

  • Instagram